segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

FOTO DO DIA
Pica-pau-dourado (Piculus aurulentus)




Uma das coisas mais gratificantes para os apaixonados pelas aves como eu, é  quando após muitos anos sem êxito nos registros de uma espécie linda como essa,  quando você menos espera, ela pode surgir na sua frente e ficar parada por alguns segundos como um presente que você terá que ser rápido para recebê-lo. Foi assim que registrei essa espécie de pica-pau. Após várias tentativas para obter um bom registro, porém sem sucesso, pois sempre a avistava nos galhos mais altos das árvores. Do nada ela surgiu na minha frente, e com profunda emoção e um tanto trêmulo (isso as vezes acontece) enquadrei a imagem, fiz o foco, respirei fundo e com o coração acelerado eternizei essas imagens que compartilho com você que visita meu blog:

 

 


DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

Pica-pau-dourado (Piculus aurulentus) é uma ave piciforme da família picidae. Mede aproximadamente 20cm. Apresenta os lados da cabeça oliváceos atravessados por duas faixas amarelas horizontais, garganta amarela, vértice e faixa malar encarnados. Rêmiges barradas de castanho. Apresenta manifestações sonoras: seqüência plangente e descendente “iu, iu, iu”.  Alimenta-se de larvas de insetos, escondidos sob a madeira. Vive solitário na mata. Suja a plumagem, principalmente quando encosta na terra e no capim. Dorme e abriga-se da chuva pesada em ocos de árvores. Ocorre nas regiões serranas do sudeste e sul do Brasil. Pode ser encvontrado nas matas de toda Serra Catarinense.


__________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário