quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

FOTO DO DIA
Arapaçu-escamado-do-sul (Lepidocolaptes falcinellus)






Durante cerca de 15 dias estive acompanhando um casal de Arapaçu-escamado-do-sul (Lepidocolaptes falcinellus) na árdua tarefa de alimentar seus filhotes. Completamente camuflado e escondido dentro de um blind (cabana) para não interferir no cotidiano das aves realizei diversos registros desta bela espécie que de forma incansável escalavam os troncos das árvores a procura de insetos, anfíbios, larvas e aracnídeos. A tarefa foi cumprida com diligência e os filhotes sairam fortes e saudáveis do ninho. 


DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

Arapaçu-escamado-do-sul (Lepidocolaptes falcinellus) é uma ave da ordem passeriforme e pertencente a família Dendrocolaptidae.  Mede 19 cm de comprimento. Possui coloração marrom-ferrugíneo no dorso e asas. A cabeça e o ventre são barrados de marrom e banco e a região da garganta é esbranquiçada. A ponta da cauda é endurecida e envergada para dentro. O alto da cabeça e a nuca são de cor preta, com pintas branco sujo, que vão se trasnformando em listras até o alto das costas. Sendo que, as listras da cabeça e partes inferiores são de branco sujo a cor de couro. Alimentam-se de insetos, larvas, aracnídeos e pequenos anfíbios. Faz seu ninho em troncos de árvores, em cavidades abertas por outras espécies. 

__________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário