sábado, 19 de fevereiro de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

FOTO DO DIA
Pintassilgo (Sporagra magellanica)


Registrar essa espécie é sempre emocionante para mim, pois é minha ave preferida. Seu canto me encanta desde garoto, quando o pintassilgo aqui conhecido como chuim aparecia aos bandos nos jardins e quintas. Era muito comum ver bandos com mais de 100 indivíduos,  um espetáculo que hoje é praticamente impossível de se presenciar. Essa ave canora tornou-se um pássaro raro, devido principalmente à intensa perseguição do comércio clandestino de aves silvestres. Outro fator determinante que está causando sua extinção é o uso indiscriminado de agrotóxicos usados para controle de plantas indesejáveis em quintais e jardins, como o trevo e o dente de leão, plantas estas, que produzem sementes, as quais fazem parte da dieta do pintassilgo e uma vez envenenados acabam dizimando esse pássaro de rara beleza. Pegar no cabo de uma enxada e capinar o seu jardim e quintal é uma ação inteligente que poderá salvar essa ave da complete extinção.



DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:

O Pintassilgo (Sporagra magellanica) é uma ave passeriforme da família fringillidae. Mede 11 cm de comprimento. Esta pequena ave granívora é bastante conhecida, já que se trata de uma espécie de fácil identificação. A sua máscara preta, presente apenas nos machos, bem como as manchas amarelas nas asas, faz do pintassilgo uma ave bastante colorida e com um padrão facilmente reconhecível, mesmo em voo. As fêmeas têm a cabeça e lado inferior oliváceos. Os jovens machos com poucos meses já apresentam pintas pretas na cabeça. Durante a primavera, pode ser observado cantando no alto de árvores e fios de postes. Nidifica tanto nas copas das araucárias mais altas como em arbustos mais baixos. A fêmea constrói o ninho nas forquilhas das árvores em forma de pequena tigela, com raízes finas, sem revestimento ou forrado de penas e crinas, no qual põe de 3 a 5 ovos, os quais são incubados pela fêmea, cabendo ao macho alimentá-la durante o período. Após 13 dias nascem os filhotes, que irão atingir a maturidade sexual aos 10 meses. Vive em mata secundária aberta, florestas de araucária, áreas de plantações, jardins e quintais. 


__________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário