segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

FOTO DO DIA
  
Beija-flor-de-topete (Stephanoxis lalandi loddigesi)

 


Embreado em meio a mata da RPPN do Hotel Fazenda Curucaca em Bom Retiro/SC, foi que encontrei essa preciosidade. Haviam diversos indivíduos em disputa pelo território e em fase de acasalamento. Um verdadeiro espetáculo que compartilho com você que acompanha meu blog:


 



DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:


Beija-flor-de-topete (Stephanoxis lalandi loddigesi)
Ave da ordem dos apodiformes e pertencente à família trochilidae. Mede cerca de 8,5 cm. O macho adulto apresenta um topete azul com o penacho comprido mais escuro, ventre cinza claro com uma mancha grande azul no peito em forma de losango. Os indivíduos desta espécie encontrados na região sudeste do Brasil possuem o topete verde. Portanto essa ave encontrada na Serra Catarinense é classificada como sendo uma subespécie. Estudos futuros irão determinar se na verdade trata-se de uma nova espécie. Seu dorso é verde com preto e branco nos cantos da cauda parda. Os machos jovens e as fêmeas são verdes no dorso e cinza claros no ventre, com uma pinta branca atrás dos olhos; o bico é curto e reto. Alimenta-se de néctar e pequenos insetos. Frequentemente visita as flores de brincos-de-princesa, amoras, bromélias e do líquido excretado pelas cochonilhas que atacam as bracatingas. Durante a corte, o macho voando ao redor da fêmea levanta o seu topete, faz barulhos com as asas (batendo 20 a 33 vezes por segundo) e emite fortes assobios, avançando e recuando no ar até que a fêmea o aceite para cópula. Grupos de 2 a 5 machos formam o “leque” e cantam baixos para atrair as fêmeas. O ninho é em forma de pequena taça, colocado em folhas terminais de varas de taquara ou em ramos de arbustos, a pouca altura, confeccionado de musgos e liquens, fixados com fios de teias de aranha.

__________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário