sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

CORUJADA NA SERRA CATARINENSE – II
Na última postagem, relatei nossa aventura pelas matas de Bom Retiro/SC a procura da Corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae) e não poderia deixar de comentar sobre outra espécie rara de coruja, ainda pouco estudada e que está ameaçada de extinção, a qual foi encontrada em Urupema/SC. Durante o dia eu e o Lesther estivemos passarinhando na agradável companhia dos amigos Amaro Alves, fotógrafo que reside em Brasília-DF e do Fernando Raddatz proprietário da Eco Pousada Rio dos Touros. Assim que caiu a noite nos dirigimos para a floresta de Araucária muito bem preservada na Eco Pousada e comecei a reproduzir o pio da Coruja-listrada (Strix hylophila). Nossa atividade despertou o interesse do Graxaim (Pseudalopex gymnocercus) um mamífero da família dos canídeos que vive nos arredores da pousada. Passados alguns minutos o Fernando que nos auxiliava com a lanterna, percebeu que algo havia se aproximado, mirou o facho de luz e para nossa alegria ali estava diante de nós a Coruja-listrada toda majestosa pousada sobre um galho de araucária decoradamente coberto por liquens verdes. Fizemos alguns registros e logo a imponente coruja voou. Mesmo na escuridão consegui acompanhar sua trajetória e percebi que ela havia se acomodado em galho espinhento de uma jovem araucária e ali permaneceu por um bom tempo nos permitindo fazer inúmeros registros. Depois voou para outro galho e se posicionou de costas, assim pude fotografá-la dando destaque para seu dorso e asas.   
Essa espécie conhecida popularmente como Coruja-listrada e cientificamente como Strix hylophila, pertence à ordem dos strigiformes e a família strigidae. De médio porte mede cerca de 35 cm. Alimenta-se principalmente de insetos, ratos, e pode predar lagartos e aves pequenas ocasionalmente. Seu período de reprodução se inicia entre os meses de agosto e outubro, nidificando em troncos e ocos de arvore, recurso que não é muito frequente e pelo qual as corujas competem com uma série de outros animais. Tem um período de incubação de 29 dias em média, com os filhotes já totalmente independes com cerca de 4 meses. Ocorre nas regiões sudeste e sul do Brasil.


Graxaim (Pseudalopex gymnocercus) mamífero da família dos
 canídeos que vive nos arredores da Eco Pousada Rio dos Touros




_________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

2 comentários:

  1. Rapaz...

    To afim de fazer uma corujada por aqui, se bem que aqui não tem mta coisa pra fotografar a noite, mas
    to pensando nisso!!!

    Grande abraço
    [ ]s

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos como sempre meu amigo !!
    Estou a cada dia mais apaixonado pela arte de fotografar aves... entrei para o COA de minha cidade Santa Maria... qualquer dia combinamos e vamos passear ai na tua terra com o pessoal..
    abraço.

    ResponderExcluir