quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

GRIMPEIRO (LEPTASTHENURA SETARIA)
X
GRIMPEIRINHO (LEPTASTHENURA STRIOLATA)



Essas duas espécies estão intimamente associadas ao Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia). Ambas vivem na copa das Araucárias e eventualmente procuram alimentos nas folhas do Pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii). Habitam nas florestas de araucária ou até mesmo quando essas árvores aparecem isoladas. Alimentam-se de pequenos artrópodes e suas larvas encontradas nas folhas do pinheiro-bravo e nas grimpas do pinheiro-brasileiro.

O Grimpeiro com 17 cm é visivelmente maior que o Grimpeirinho que mede apenas 15 cm. Bastante ágeis e inquietos possuem uma habilidade incrível para se deslocar entre os espinhos da araucária sem se machucarem. A vida desses dois pássaros está associada ao pinheiro, havendo certa cooperação, quase uma simbiose entre as aves e os pinheiros. Pois, o pinheiro fornece o alimento que foi depositado por insetos entre suas folhas e o grimpeiro e grimpeirinho livram as árvores destes insetos que podem vir a prejudicá-las.

Ao encontrar uma larva ou inseto, tanto o grimpeiro quanto grimpeirinho a golpeiam com o bico contra o galho para atordoá-lo e assim podem se alimentar com tranqüilidade.

Ao viverem entre as grimpas pontiagudas das araucárias, essas duas avezinhas recebem além do alimento, proteção de predadores que não ousariam atacá-los evitando se machucarem nos espinhos pontiagudos como agulhas.

Com a derrubada ilegal e criminosa dos pinheiros-brasileiros, é iminente a ameaça de extinção para essas duas espécies singulares e  endêmicas das florestas de araucária. 











_________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com


Um comentário: