sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

CONHECER PARA PRESERVAR
OLHAI AS AVES DO CÉU – Registro Fotográfico da Avifauna da Serra Catarinense

“Deus me deu por gaiola a imensidade: Não me roubes a minha liberdade...Quero voar! Voar!...“  (Olavo Bilac)



Nesta semana estive ministrando palestras para as turmas da 6a série da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão e 5a Série da Escola Adventista de Bom Retiro. Mais de 200 crianças participaram das atividades. A palestra teve como tema: CONHECER PARA PESERVAR /OLHAI AS AVS DO CÉU – Registro Fotográfico da Avifauna da Serra Catarinense.

Apresentei às crianças um vídeo com fotos das belas aves que fotografei nestes quatro anos de atividade e assim constataram que possuímos em Bom Retiro e na Serra Catarinense uma diversidade de belíssimas espécies.  Falei-lhes acerca do trabalho que venho desenvolvendo e minhas preocupações no que se refere à preservação e proteção das aves em nossa região.
Com um breve histórico lhes falei de minha infância e a forma como aos 14 anos me conscientizei de que as aves deveriam ser livres e minha decisão de abrir as gaiolas e deixar para trás aquele passado de crimes ecológicos.

Na seqüência falei das principais ameaças à avifauna da nossa região:
- Agrotóxicos;
- Desmatamentos;
- Poluição;
- Caça;
- Tráfico.

Com relação aos agrotóxicos enfatizei que o uso indiscriminado e intensivo de venenos têm sido responsável pela dizimação de inúmeras espécies de aves.  Trouxe ao conhecimento dos alunos que em Santa Catarina é proibido pela Lei 14.734 de 17/06/09 o uso de herbicidas e defensivos agrícolas, para a capina química em áreas urbanas. Prática muito comum, que têm sido causadora da morte de inúmeras espécies, entre elas o Pintassilgo que têm desaparecido consideravelmente de nossa cidade. Informei-lhes que outro fator que têm sido uma forte ameaça as aves é o desmatamento que infelizmente ainda ocorre em Santa Catarina que originalmente era 100% coberto pela Mata Atlântica e hoje restam apenas 23,04% dessa área original. 

Em Bom Retiro aonde tínhamos 100% de Mata Atlântica restam hoje 37,29% dessa área original.  Embora já tenha havido muito desmatamento, somos o quarto Município com a maior área preservada do Estado de Santa Catarina (39.488 hectares). No ano passado foram derrubados 14 hectares de mata em Bom Retiro, dados estes obtidos junto a ONG SOS Mata Atlântica.

Outro fator que tem prejudicado a natureza e por sua vez uma ameaça as aves é poluição dos rios, lagos e todo meio-ambiente. O que foi constatado pelos próprios alunos que conhecem a realidade do nosso município. Segundo as estimativas cada brasileiro produz cerca de  378 kg de lixo por ano, mais de 1 kg por dia. Informei aos alunos sobre a importância da reciclagem e o cuidado que devemos ter com o lixo que produzimos em especial o descarte de plásticos que levam 500 anos para se decomporem na natureza, interferindo diretamente no ecossistema. Chamei a atenção para o problema do descarte de pilhas e baterias as quais são altamente poluidoras do meio ambiente, liberando metais poluentes capazes de entrar na cadeia alimentar, afetando tanto as aves, outros animais e seres humanos.

Outra ameaça as nossas aves é a caça predatória, muito comum em nossa região.  Além da caça o tráfico de aves é muito forte e têm contribuído para a extinção de muitas espécies como o Trinca-ferro-verdadeiro, conhecido como “tia-chica” o qual é no momento a ave mais visada pelos passarinheiros e traficantes. Tornei as crianças cientes de que o tráfico de aves silvestres é o terceiro maior comercio ilegal do mundo, perdendo apenas para o comércio de drogas e armas, enfatizei que somente uma em cada dez aves sobrevive ao tráfico, o que resulta em 12 milhões de aves mortas todos os anos vítimas do comércio clandestino.

Fiz os alunos entenderem que as aves estão pedindo ajuda e lhes ensinei como ajudá-las.
Sugeri que os alunos plantassem árvores nativas como o Pinheiro-brasileiro; Pinheiro-bravo; Aroeira; Ipê-amarelo; Uvaia; Sete-capotes; Pitanga; Canela; Guabiroba e Sassafrás.
Outra forma de ajudar seria não poluindo o meio-ambiente com ênfase na reciclagem de lixo;
Orientei as crianças para que cobrassem dos familiares, vizinhos e autoridades o cumprimento da lei que proíbe o uso de agrotóxicos para a capina química nas áreas urbanas.

Outra forma de colaborar é não caçando ou promovendo o tráfico das aves. Orientei-os a não comprar e denunciar o tráfico para a Polícia Ambiental através do telefone: (49) 32233122E sugeri para aqueles que ainda mantêm alguma ave aprisionada que abram à gaiola, devolvendo à liberdade as aves foram criadas para viverem livres trazendo um colorido especial a nossas vidas.

Apresentei para conhecimento dos alunos a lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção e a cauda das ameaças tanto em Bom Retiro quanto na Serra Catarinense, sendo algumas destas aves:

Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea); Papagaio-charão (Amazona pretrei); Coruja-listrada (Strix hylophila); Pedreiro (Cinclodes pabsti); Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) Grimpeiro (Leptasthenura setaria); Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus); Noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus); Pica-pau-dourado (Piculus aurulentus) entre outras.

Penso que cumpri com minha parte, orientando as crianças para desde já formarmos cidadãos mais conscientes e preocupados em preservar o que ainda temos de beleza em nossa região, tão singular nesse Brasil continental.

Se apenas um aluno se conscientizar, já me sinto feliz, pois será um ser humano a mais nessa corrente do bem que luta contras as forças daqueles que perversamente destroem o que ainda temos de belo neste mundo.

Creio de fato que um dia, parafraseando Leonardo da Vinci - "os homens conhecerão o íntimo das aves e neste dia, um crime contra uma ave será considerado um crime contra a humanidade".


Deixo aqui um agradecimento especial aos diretores, professores e alunos que viabilizaram e participaram ativamente deste projeto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário