terça-feira, 28 de junho de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

Tico-tico-da-taquara (Poospiza cabanisi)




Nestes últimos dias de intenso frio aqui na Serra Catarinense, me dediquei a observar e fotografar o Tico-tico-da-taquara (Poospiza cabanisi), espécie da ordem dos passeriformes e pertencente a família Emberizidae. Até o ano de 2006 era tido como sendo uma subespécie do Quete (Poospiza lateralis), no entanto, os estudos realizados provaram se tratar de uma espécie distinta do Quete que ocorre somente no sudeste do Brasil, ao passo que o Tico-tico-da-taquara ocorre do sul do Estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul, bem como no Paraguai e Argentina.  As diferenças básicas são visíveis entre as espécies através da plumagem, vocalização e completa separação geográfica. Seu nome popular Tico-tico-da-taquara, deve-se ao fato do mesmo ser encontrado facilmente nas florestas ombrófilas mistas aonde floresce a taquara-lixa (Merostachys skvortzovii), sendo suas sementes fonte de alimento para a espécie. O tico-tico-da-taquara apresenta colorido do peito e garganta da cor chifre pálido, padrão castanho no dorso, pequenas nódoas brancas nas duas retrizes externas da cauda. As fêmeas são menores que os machos. O canto é bastante complexo e a delimitação de frases é imprecisa, tratando-se de um gorgeio fluente e de cadência alternada com notas mais variadas.

Para obter esses registros utilizei o playback para atraí-los, pois, ao ouvir seu próprio canto a espécie responde rapidamente saindo das matas fechadas para lugares mais abertos, proporcionando momentos e registros belíssimos. Aprecie toda a beleza e singularidade desta pequena maravilha encontrada nas matas da Serra Catarinense:





_________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

http://www.dariolins.com/

Um comentário:

  1. Belas fotos Dario.
    E o texto é inspirador e educativo.
    Parabéns!

    Maicon Mohr
    www.coave.org.br

    ResponderExcluir