segunda-feira, 13 de junho de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

FOTO DO DIA

Sanhaçu-de-fogo (Piranga flava)


Na primeira semana deste mês de junho tive mais um sonho realizado, reencontrar e fotografar o Sanhaçu-de-fogo (Piranga flava), uma ave de uma beleza encantadora de paralisar e fazer tremer a sua frente até mesmo os fotógrafos mais experientes. Seu nome significa “vermelho fogo e amarelo dourado”. Pi’ranga em Tupi é vermelho e flavus  em latim é amarelo dourado. A última vez que havia avistado essa espécie fora em 2008, porém naquela ocasião o dia estava chuvoso e não tive chances de obter bons registros.  Desde então, três anos se passaram e apenas observei duas vezes essa espécie cortar os céus cantando, sem chance alguma de fotografá-los.  Mas, persistência, paciência e esperança são virtudes que devem possuir quem se dedica a fotografar aves. Assim sendo, o dia tão esperado estava para chegar. E chegou numa manhã gelada com um frio aqui em Bom Retiro/SC com temperaturas de 4 graus negativos. Quando isso acontece aqui na serra catarinense o dia fica com um céu azul límpido e o sol com uma luz maravilhosa (mesmo às 12h46m quando fiz a foto). Enquanto observava e fotografava algumas Saíras-preciosas (Tangara preciosa), ouvi a vocalização “tchip”, “tchip”, “tchip”. Era um macho completamente vermelho e duas fêmeas amarelas que como tochas de fogo cortavam o céu, e como um presente, pousaram bem na minha frente, todo trêmulo peguei minha câmera e comecei a clicar. Logo que perceberam minha presença voaram para bem longe. Nos dias seguintes utilizei o playback com o canto da espécie para atraí-los e com um pouco de fruta e ração para pássaros soltos não foi difícil trazê-los de volta para os galhos mais baixos, pois, essa espécie costuma pousar no alto das araucárias. Com a camuflagem necessária para mimetizar-me ao ambiente pude me aproximar e fotografar o Sanhaçu-de-fogo e obter registros com definições, que me fazem pensar que até hoje não foram alcançados por outros fotógrafos. Fiquei tão satisfeito com o resultado que acabei utilizando uma das imagens como banner de cabeçalho para meu blog. As demais fotos você visualiza logo abaixo:








______________________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário