quarta-feira, 1 de junho de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

Espetáculo Nos Céus de Urupema
Bando de papagaios-charão nos céus de Urupema - Foto: Dario Lins

Na cidade de Urupema, que dista apenas 50 km de Lages acontece entre os meses de abril a agosto um verdadeiro espetáculo nos céus. Enormes bandos de papagaios-charão (Amazona pretrei), cortam diariamente o horizonte apresentando um show de cores e sons de encantar qualquer um, especialmente aqueles que praticam o birdwatching, atividade de observar aves que cada vez mais atrai adeptos. Estima-se que cerca de 80 milhões de pessoas pratiquem esse hobby ao redor do mundo.  Assim sendo, milhares de observadores viajam de um lugar para outro procurando o local ideal para contemplar cenas como estas vistas em Urupema.  Todas as manhãs assim que o Sol nasce no horizonte os papagaios-charão se deslocam de Painel para Urupema onde passam o dia se alimentando de pinhão, e ao final do dia antes do crepúsculo retornam na mesma rota para pernoitarem num dormitório coletivo que fica localizado entre Painel e Bocaina do Sul.  O espetáculo se torna surreal para os observadores porque essa bela ave psitacídea está na lista das espécies ameaçadas de extinção.  
Esse ano certamente é um marco para o turismo de observação de aves em Urupema em especial para a Eco Pousada Rio dos Touros, que está localizada no ponto exato aonde melhor se pode observar essa espécie singular. Assim sendo, inúmeros observadores de aves vindos de diversas regiões do Brasil já estiveram hospedados no local e muitos outros certamente virão.  Além dos Papagaios-charão a Eco Pousada Rio dos Touros conta com outras aves raras, as quais têm despertado o interesse de biólogos, ornitólogos e observadores. Espécies como o Grimpeirinho (Leptasthenura striolata), Noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus), Veste-amarela (Xanthopsar flavus), Caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri), Pedreiro (Cinclodes pabsti), Coruja-listrada (Strix hylophila), Corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae), Tesoura-cinzenta (Muscipipra vetula), Tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons) e Tapaculo-ferreirinho (Scytalopus pachecoi) são encontradas nas matas e campos da Eco Pousada. Haja vista tamanha diversidade de espécies de ocorrência rara e restrita o fotógrafo Dario Lins, natural de Bom Retiro/SC, que este ano recebeu três premiações no maior e mais conceituado concurso fotográfico de aves do Brasil – AVISTAR,   têm visitado com freqüência o local, por vezes acompanhado de amigos fotógrafos vindos de São Paulo, Ceará e Brasília.
Mesmo com larga experiência na área de fotografia e observação de aves, esses turistas ficam profundamente emocionados com o espetáculo apresentado nos céus de Urupema. Os registros são feitos e publicados num site interativo, direcionado à comunidade de observadores de aves –www.wikiaves.com.br, e assim, Urupema e em especial a Eco Pousada Rio dos Touros tem se tornado conhecida como referência na Serra Catarinense para aqueles que desejarem contemplar e fotografar os papagaios-charão.
Para aqueles que mesmo não praticando o birdwatching, mas que se interessarem em contemplar esse espetáculo da natureza a Eco Pousada Rio dos Touros faz um convite especial para visitarem o local. Maiores informações através do site: www.riodostouros.com.br
Conheça o lugar e aprecie durante o dia um espetáculo nos céus repletos de papagaios-charão e a noite um céu repleto de estrelas.


Eco Pousada Rio dos Touros - Foto: Amaro Alves

Abaixo você pode acompanhar mais imagens captadas em Urupema no âmbito da Eco Pousada Rio dos Touros pelas lentes do fotógrafo Dario Lins.
Casal de papagaios-charão - Foto: Dario Lins
Papagaios-charão em voo sincronizado - Foto: Dario Lins

Papagaios-charão espetáculo de cores - Foto: Dario Lins

Papagaio-charão (macho) - Foto: Dario Lins
Grimpeirinho - Foto: Dario Lins

Tesoura-cinzenta - Foto: Dario Lins
 
Tico-tico-do-banhado - Foto: Dario Lins

Coruja-listrada - Foto: Dario Lins

Caminheiro-de-barriga-acanelada - Foto: Dario Lins

Noivinha-de-rabo-preto - Foto: Dario Lins

________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário