quinta-feira, 3 de maio de 2012

Birdwatching na Serra Catarinense

I Festival do Papagaio-charão



Urupema nunca mais será a mesma, pois esse ano certamente foi um marco para o turismo de observação de aves. Entre os dias 27 a 30 de abril aconteceu o I Festival do Papagaio-charão, um evento inédito no Estado de Santa Catatina, idealizado pelo fotógrafo Dario Lins, que reuniu observadores e fotógrafos de aves de todo o Brasil (Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

A organização ficou sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Turismo, IPAC (Instituto de Pesquisa e Aplicação Ambiental e Cultural)  e IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema).

A abertura oficial aconteceu na sexta-feira dia 27 às 19:00 hs  no centro da cidade ocasião em que foram lançados alguns projetos:  Cidade Digital, Sistema de Monitoramento e Vigilância, Vídeo Turístico Institucional e novo Site do Município.

Logo após o lançamento os observadores foram fazer a esperada corujada em busca de registro das espécies: Coruja-listrada e Corujinha-do-sul, atividade que atravessou parte da madrugada.  Todos os dias dormia-se tarde a procura de corujas e levanta-se muito cedo a espera dos bandos de Papagaios-charão que logo às 6:30 começavam a cortar os céus em busca de seu único alimento nesse período, o pinhão.


Foto: Sergio Berkenbrock


Já no sábado pela manhã o programa teve início às 09:00 hs com a apresentação do coral  “Cantos da Serra” que belamente cantaram o Hino de Urupema a logo após  os integrantes do Projeto Charão – da Universidade de Passo Fundo, apresentaram uma palestra com o tema: “Papagaio-charão na Serra Catarinense”. Uma verdadeira aula demonstrando as atividades de monitoramento e preservação da espécie, trabalho esse que têm garantido a preservação desta ave belíssima que em bandos de milhares de aves cortam os céus de Urupema. O espetáculo torna-se surreal para os observadores porque essa bela ave psitacídea está na lista das espécies ameaçadas de extinção. 



No período vespertino do dia 28 o professor e fotógrafo João Quental apresentou a palestra “Fotografando aves”. Palestra essa de motivação aos adeptos do birdwatching.  


Encerrado o evento, novas saídas a campo para fotografar o charão e outras espécies endêmicas da serra catarinense.  





Foto: Valdir Hobus

Foto: Valdir Hobus


No domingo houve ainda na parte da manhã palestra com o ornitólogo Adrian Eisen Rupp que abordou o tema  “ As Aves da Serra”.

Terminado o dia e com a chegada da noite mais corujadas e pela manhã novas tentativas de se registrar o charão, pois haviam dois concursos fotográficos o primeiro de categoria amador e o segundo profissional, no amador poderiam se escrever fotógrafos com câmeras compactas e podiam concorrer com fotos de qualquer ave fotografa na serra catarinense. Já o profissional era um desafio bem maior: fotografar durante o evento a estrela do festival o Papagaio-charão e dado o mau tempo às dificuldades se acirraram.

Foto: Verônica Yanina


Os Concursos tiveram a seguinte classificação divulgada pela Comissão Organizadora:

Concurso Amador:

1º Lugar – Luiza Fabre Pagani Paes (Papagaio-charão)



2º Lugar – Lesther Norival Werlich de Lins (Saíra-preciosa)




3º Lugar –  Rodrigo Nunes da Silva (Tiriba-de-testa-vermelha)




Concurso Profissional:

1º Lugar – Isis Gabler Lacombe



2º Lugar – Júlio Cesar Silveira



3º Lugar – Hiroshi Hattori Junior



Ao final das atividades houve pronunciamento dos organizadores: Prefeito Amarildo Gaio e também do Presidente do IPAC – Ari Fernando Raddatz e a convite o fotógrafo Dario Lins, fez uso da palavra parabenizando a Prefeitura Municipal e demais entidades envolvidas na organização, pelo sucesso do evento.

Urupema está de parabéns! Viva Urupema! Viva o Papagaio-charão, viva as aves da serra catarinense... E até 2013 na 2ª edição do Festival do Papagaio-charão.




5 comentários:

  1. Parabéns Dário por esta magnifica iniciativa em prol do meio ambiente, da educação e do turismo na Serra Catarinense.

    Hermes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dario, pela iniciativa, pelo sucesso do evento, pelo seu relato e pela divulgação das aves da Serra. Torço muito pra que esse evento se torne perene. Li seu relato morrendo de inveja de quem participou, apesar do frio. Espero que o ano que vem possa comparecer, mas antes preciso comprar mais alguns casacos. Meu blog está a disposição para aumentar a divulgação.
    abraços
    Luiz Álvaro - surucua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao pessoal que teve a iniciativa e buscou parcerias.
    Parabéns pela estrutura da Prefeitura e acatou a sugestão e incluiu nas suas atividades a execução do evento.
    Parabéns aos concorrentes que não mediram esforços para conseguir o melhor registro.
    Parabens aos munícipes que abaçaram a ideia, prestigiaram o evento e colaboraram no que estava em seu alcance.
    Parabéns aos visitantes que atenderam ao convite, souberam apreciar o que estava em evidência e demonstraram que não só os envolvidos sabem apreciar o que a natureza tem para oferecer.
    Até o ano que vem...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! O evento foi muito produtivo e mais uma vez colocou a pacata cidade de Urupema em evidência! Provando que além do frio, temos mais este atrativo turístico! Certamente ano que vem o evento será ainda maior!!!

    ResponderExcluir