segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Birdwatching na Serra Catarinense

MÃE-DA-LUA (NYCTIBIUS GRISÉUS)
A AVE FANTASMA


Há alguns meses foi informado de que nas noites e madrugadas se ouvia gritar um Ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) na região do Matador em Bom Retiro/SC. A pessoa que me informou reproduziu com a boca o som que ouvia e não tive dúvida de que não se tratava de um mamífero e sim de uma Mãe-da-lua (Nyctibius griséus), também conhecida por Urutau nome indígena que significa “ave fantasma”.
Por algumas vezes tentei encontrar a ave, porém sem sucesso. Durante o dia em meio à mata ou mesmo nas bordas da mata ciliar é como procurar uma agulha no palheiro, já que esta ave permanece o dia todo imóvel, completamente mimetizada com o ambiente. Ao pousar sobre um tronco ou galho podre, se camufla tornando-se impercebível. Mede cerca de 37 cm de comprimento e 80 cm de envergadura, possui uma adaptação única em aves, chamada de “olho-mágico”. São duas fendas na pálpebra superior, as quais permitem que fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados.
Nesta última semana por algumas vezes me dirigi de madrugada ao local e ouvi sua vocalização e juntamente com o Lesther, fomos em busca da ave-fantasma.
Logo que reproduzimos seu canto comecei com a lanterna a fazer uma varredura nas bordas das matas, havia muitos vaga-lumes pirilampando na escuridão, mas de repente uma luz bem maior que as dos vagalumes ficou estática em meio a mata. Não tive dúvida é a Mãe-da-lua que está bem próxima de nós. Tentamos nos aproximar, mas a ave-fantasma voou...
Continuamos insistindo, reproduzindo o canto da ave na tentativa de atraí-la. Então começamos a ver seu vulto sobrevoar, por sobre nós e ao nosso redor e indo pousar não muito longe. A princípio pousou sobre o um galho podre de uma grande árvore, conseguimos alguns registros, mas não estava ainda do nosso agrado. Afastamos-nos com o canto e mais uma vez a ave voou mudando-se de local, agora vindo pousar sobre um galho mais baixo e para nossa alegria ali permanecendo imóvel.
De momento em momento apenas movia os olhos e lentamente a cabeça. Essa ave confia tanto em seu mimetismo que nos permitiu uma aproximação incrível deixando ser fotografada sem se preocupar com a nossa presença.






_______________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com




Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente registro! Ela é linda... sempre me encanto com essa ave.
    Abraços
    Valdir

    ResponderExcluir