quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

Azulão
(Cyanoloxia brissonii)



Os campos naturais com seus majestosos Pinheiros-brasileiros estão sendo invadidos por espécies exóticas como o Pinus elliottii. Batalhões de soldados estrangeiros cercam as isoladas Araucárias que tentam com bravura serrana resistir diante dos invasores.  

Essa descrição parece uma cena hollywoodiana, no entanto é real e assutadora, pois os resultados das monocuturas são catastróficas para o equilíbrio do ecossistema, interferindo diretamente na biodiversidade de aves, animais, plantas, insetos, etc.

No entanto, a luta de ecologistas garantiu por força de lei que banhados, nascentes e  margens de rios sejam preservados e impede o reflorestamento exótico nestas áreas. Assim sendo, os impactos se tornam menos agressivos e permite que inúmeras espécies possam encontrar meios de subsistir.

Esse é o caso do azulão, ave extremamente territorialista, não é possível vê-la em bando, se dividem em casais e ocupam uma grande área. Ocorre nas bordas das matas e usa essas áreas para alimentar-se de sementes, frutas e insetos.

Foi nesse tipo de ambiente preservado que hoje existe entre reflorestamentos de pinus que encontrtei essa bela ave, voando de um arbusto para outro com o bico repleto de sementes.  

Creio que um dia os ambientalistas serão reconhecidos por todos como aqueles que lutaram por um desenvolvimento sustentável.



_________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns pela fotos e pelo site! Visite nossa cidade e fotografe muitos pássaros http://www.estanciapiraju.com.br

    ResponderExcluir