segunda-feira, 18 de julho de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

A FESTA DO LIGUSTRO

Na década de 1980 foi introduzido com fins paisagísticos em Bom Retiro, bem como em toda Serra Catarinense o Ligustro (Ligustrum lucidum), planta exótica de origem chinesa e coreana. A árvore é de rápido crescimento e fácil adaptação, podendo chegar até 15 metros de altura. O florescimento ocorre entre novembro e janeiro e a frutificação de maio a agosto. Entre os ambientalistas existe um descontentamento e preocupação em relação à dispersão da espécie que ocorre de maneira rápida e é capaz de competir e impedir a regeneração de plantas nativas. No entanto, apesar do ligustro certamente ter impacto negativo ao meio ambiente as aves têm se beneficiado de seu fruto. Pois, com a chegada do frio intenso aqui na Serra Catarinense e por sua vez a escassez da oferta de alimento nas matas, as aves frugívoras encontram no ligustro a única fonte de alimento na estação invernal.  Como, por enquanto a maior parte da espécie invasora está mais concentrada nas praças e arredores da cidade os pássaros estarão nas próximas semanas bem presentes nos centros das cidades. Em Bom Retiro o ligustro têm atraído além de saíras, sanhaçus e sabiás o tucano-de-bico-verde que em grupos de 3 a 5 indivíduos têm freqüentado as praças e jardins da cidade em busca do ligustro para dele se alimentarem. No ano passado (2010) alguns alunos no período de entrada e saída de aula, atraídos talvez pelo colorido das penas desta ave singular começaram a atirar pedras na tentativa de matá-los, de maneira que durante um mês montei guarda nos horários de fluxo de alunos no Jardim Hercílio Luz (Praça central de Bom Retiro) na tentativa de impedir e conscientizar os mais jovens a não agredirem as aves. Além desta ação estive na Rádio Portal da Serra informando e orientando a população para que não maltratassem os tucanos que trazem para as praças de Bom Retiro um colorido especial durante essa fria estação. Nesse ano, se necessário for, certamente estarei novamente mantendo o plantão com o objetivo de garantir que as aves e em especial o tucano-de-bico-verde não seja alvo de agressões.
Abaixo você visualiza o ensaio fotográfico das belas aves que voam de um ligustro para outro fazendo uma verdadeira festa no centro de Bom Retiro/SC:













_________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Apesar de ser uma espécie exótica e abusarem do uso em arborização urbana, ela merece respeito como fornecedora de alimento para aves. Belíssimas fotos, Dario!

    ResponderExcluir