quarta-feira, 23 de março de 2011

Birdwatching na Serra Catarinense

FOTO DO DIA

Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus)




Uma das aves mais exuberantes da Serra Catarinense é sem dúvida a Gralha-azul. Suas cores fortes contrastando o azul celeste com o preto, associadas ao seu porte imponente, chamam a atenção até mesmo daqueles mais desatentos a beleza das aves.  Desde que iniciei no maravilhoso mundo da fotografia, sonhava em conseguir registrar com maestria essa bela espécie. Missão essa nada fácil, pois esse pássaro é extremamente arisco e não permite a menor aproximação. Inúmeras vezes minhas tentativas foram frustradas. Grasnindo alto uma gralha sempre avisava as demais que o "perigo" se aproximava e todo o bando voava para os galhos mais altos das araucárias ou buscavam refúgio em meio à mata fechada, dificultando assim as minhas chances de se obter um bom registro. Mas felizmente a "sorte" estava para sorrir para mim. Quando falo "sorte" na verdade me refiro ao resultado de anos e anos estudando uma espécie na tentativa de fotografá-la com a máxima perfeição. E esse dia faustoso finalmente chegou coroado de lauréis, pois, um feito enorme já seria fotografar com perfeição uma gralha em seu habitat natural, mas, muito mais com um pinhão no bico. Confesso: foi surreal! 



A Lenda da Gralha-azul

Reza a lenda que, uma gralha negra, recolhida num galho de pinheiro, foi acordada pelo som dos golpes de um machado. Assustada, voou para as nuvens, para não presenciar a cena de morte do pinheiro. Lá no céu, ouviu uma voz pedindo para que ela retornasse para os pinheirais, pois assim ela seria vestida de azul celeste e passaria a plantar pinhões. A gralha aceitou a missão e foi totalmente coberta por penas azuis, exceto ao redor da cabeça, onde permaneceu o preto dos corvídeos. Retornou então aos pinheirais e conforme o desejo divino, passou a espalhar a semente da araucária.  




DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE:


A Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é uma ave da ordem Passeriforme e pertencente à família Corvidae. Mede cerca de 39 cm de comprimento. De uma coloração geral azul vivo e preta na cabeça, na parte frontal do pescoço e na superior do peito. Os machos e as fêmeas têm a mesma plumagem e aparência, embora as fêmeas em geral sejam menores. As gralhas-azuis são aves muito inteligentes só suplantadas pelos psitacídeos. Sua comunicação é bastante complexa, consta de pelo menos 14 termos vocais bem distintos e significantes. Gregárias, as gralhas-azuis formam bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados, inclusive com divisão de clãs, bandos estes, que se mantêm estáveis por até duas gerações. É uma ave onívora, ou seja, alimenta-se praticamente de tudo. Nas estações de outono e inverno pode ser vista voado de um pinheiro para outro, sempre em busca do pinhão, sua semente predileta. Assim sendo, a gralha é a principal disseminadora da "araucaria angustifolia", uma vez que enquanto se alimentam as gralhas enterram os pinhões para deles se alimentar posteriormente. No período reprodutivo que se inicia em outubro e se prolonga até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos nas partes mais altas das mais altas árvores, preferencialmente na coroa central da araucária. No ninho feito de gravetos, de cerca de 50 cm de diâmetro, em forma de taça, são postos 4 ovos, em média, com coloração azul-esverdeada com numerosas manchas claras. Ocorre nas regiões sul e sudeste do Brasil. 


__________________________________________________________________________
© Todos os Direitos Reservados - Estas fotos estão protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem minha prévia autorização. Contato: e-mail - dario_lins@hotmail.com


3 comentários:

  1. Belíssimas fotos da gralha-azul Xará... Belo trabalho! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. parabens pela foto. um grande abraco.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela bela foto, DÁRIO!!!!!!!! Te digo que a beleza da ave foi ressaltada na presença da sua lente, na graça da tua sensibilidade e no controle das tuas mãos....O louvor é para ti, meu amigo!!!!!!!!!! Matilde Cavalcante

    ResponderExcluir